Saint-Dié-des-Vosges

 

O cientista baiano Milton Santos (1926-2001) foi o único brasileiro a receber o Vautrin Lud, o "Nobel da Geografia", concedido em Saint-Dié-des-Vosges, em 1994. Foi o quarto laureado com o prêmio.

O prêmio Vautrin Lud foi criado em 1991. Seu nome é uma homenagem ao humanista francês Vautrin Lud (1448-1527), nascido em Saint-Dié, e que fundou o Gymnase vosgien.

Mais: Festival International de Géographie

 

Saint-Dié-des-Vosges é uma comuna francesa, chamada apenas de Saint-Dié, até 1999. Comuna (commune) é a unidade básica de organização territorial da França, equivalente a município no Brasil. Situa-se na região de Lorena (Lorraine), departamento de Vosges, no nordeste da França.

Saint-Dié cresceu em torno do monastério dedicado a São Deodato (Dié é uma forma reduzida de Deodatus, em latim), no século sete. A região de Lorraine era dominada por alemães até o século 17, quando passou para o domínio da França.

No final do século 15, o duque de Lorena, René II, reassumiu o controle de Saint-Dié, que ganhou estabilidade e prosperidade. O duque confiou ao padre Vautrin Lud, seu secretário, a missão de fundar, na Cidade, uma academia humanista, que veio a se chamar de Gymnase Vosgien, uma escola eclesiástica católica de inclinação renascentista. Nessa época, Saint-Dié era um importante centro cultural da Europa.

A impressão com tipos móveis foi desenvolvida na Alemanha, em meados do século 15. Nas décadas seguintes, a nova tecnologia chegou em vários cidades europeias, inclusive em Saint-Dié, trazida por Vautrin Lud.

Em 1506, o cartógrafo alemão Martin Waldseemüller chegou em Saint-Dié, a convite de Vautrin Lud. De acordo com Jerry Brotton, autor de Uma História do Mundo em Doze Mapas (2014), Waldseemüller tornou-se um dos membros do Gymnase Vosgien, unindo-se a outros eruditos na tarefa de produzir uma nova versão da Geografia de Ptolomeu. Esse trabalho resultou na produção do Universalis cosmographia, em 1507, em que o nome América aparece pela primeira vez. Saint-Dié tornou-se, assim, o berço do nome América.

Saint-Dié-des-Vosges é um importante destino turístico e centro industrial da França. Possui imenso patrimônio histórico e cultural. Em especial, durante o Festival Internacional de Geografia, concede-se o prêmio Vautrin Lud.

Mais: site oficial de turismo de Saint-Dié-des-Vosges.

 

Milton Santos

 

Saint-Dié-des-Vosges

 

Rua Gambetta, em Saint-Dié-des-Vosges, vista da estação.

Ao fundo, a igreja Saint-Martin, construída no início do século 20.

 

◄França

 

Copyright © Guia Geográfico - França Turismo, SDDV Lorena.

 

Europa

 

Mapa Saint Die

 

 

Festival

 

Fragmento do Planisfério de Waldseemüller, impresso em Saint-Dié, em que o nome América aparece pela primeira vez.

 

America

 

França

 

 

 

 

 

Saint-Dié-des-Vosges

 

 

 

Cham

 

 

 

 

Ctruongngoc